Conheça

A Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Militares do Estado de São Paulo (AFAM) é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída exclusivamente por integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fazem parte de seu quadro associativo policiais militares ativos e inativos de todas as graduações e patentes, além de seus pensionistas.

Mas a AFAM não nasceu já com esse nome. Sua origem é o antigo Fundo Social de Assistência (FUSA), criado em junho de 1975 junto à Capelania Militar com o objetivo de prestar assistência a policiais militares que enfrentassem dificuldades advindas de suas rotinas de trabalho.

Ao longo do tempo, o FUSA transformou-se em Fundo de Assistência Social (FAS) e, depois, em Fundo de Auxílio Mútuo (FAM), regido pelas versões da I-4-PM e vinculado à Diretoria de Pessoal da Polícia Militar.

Em 28 de setembro de 1994, o FAM adquiriu personalidade jurídica de associação. Nessa data, a entidade teve seu primeiro estatuto registrado no Cartório do 6º Ofício de Registro de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas.  A alteração foi publicada no Boletim Geral nº 188 de 04 de outubro do mesmo ano. Apesar da mudança, continuava vinculado à administração da PM, como uma seção do então CASRJ (Centro de Assistência Social, Religiosa e Jurídica da Diretoria de Pessoal).

Em novembro de 1997, novas alterações foram introduzidas no estatuto, que ocasionaram a desvinculação administrativa do Fundo com relação à Polícia Militar. Ainda assim, a instituição tinha seu Conselho Deliberativo composto, majoritariamente, por associados indicados pelo Comando Geral da PM e a figura do Comandante Geral como Presidente de Honra.

A partir desse momento, a AFAM passou a caminhar com as próprias pernas, sem contar mais com o apoio material da PMESP. Nesse caminho, surgiram dificuldades inevitáveis a quem trilha por conta própria. Mas, em mais de 40 anos de história, a entidade encontrou seu espaço e, hoje, conta com 21 unidades.

Em 2004, outra alteração no estatuto trouxe como novidade a desvinculação também administrativa com relação à Polícia Militar, que gerou a mudança em sua razão social para Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Militares do Estado de São Paulo (AFAM), a criação de um quadro associativo individual e a possibilidade de ingresso aos pensionistas e policiais militares inativos.