NOVO AUXÍLIO - TERÇA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2015

Perguntas e respostas sobre o Benefício Furto, Roubo ou Perda Total de Veículo


(RESOLUÇÃO Nº AFAM 0007-100/17)

 

Benefício “Furto, Roubo ou Perda Total de Veículo” - Vigência: 01/01/2017 a 31/12/2017. 

Preciso pagar alguma quantia para ter direito ao benefício?

Não. Todos os associados e pensionistas da AFAM, desde que atendam às condições estabelecidas, têm direito ao benefício sem precisar pagar nenhum valor adicional.

Quais são as condições para receber o benefício? 
São elas:

  1. Ser associado há, pelo menos, 60 (sessenta dias) de forma ininterrupta, considerando como data base para contagem desse tempo a data do evento motivador (furto, roubo ou perda total do veículo cadastrado);
  2. Ter cadastrado o veículo na AFAM há, pelo menos, 10 (dez) dias, antes da data do furto, roubo ou perda total do veículo; e,
  3. Não ter pendências financeiras com a AFAM e demais Entidades a ela vinculadas (FARMAFAM, AFAM Educacional e CREDIAFAM) na data do cadastramento do veículo e há, pelo menos, 03 (três) meses de forma ininterrupta, em caso de furto, roubo ou perda total do veículo cadastrado, considerando para contagem desse tempo a data do evento, exceto para o caso de filiação com prazo inferior a 03 (três) meses, situação em que não poderá haver inadimplência desde a filiação.
  4. Não ser associado pelo já extinto Plano Individual.

Preciso realizar algum procedimento prévio para poder usufruir do benefício?
Sim. É preciso cadastrar o veículo no site da AFAM para que possa receber o benefício em caso de furto, roubo ou perda total do veículo.

Posso cadastrar um veículo que esteja em nome do meu cônjuge?
Sim. É possível cadastrar um veículo que esteja em nome do cônjuge desde que este esteja registrado na AFAM como dependente.

Posso cadastrar mais de um veículo?
Não. O benefício é concedido para apenas um veículo por associado.

Depois de cadastrado o veículo, posso alterar as informações?
Sim. No caso de alteração para correção de dados referentes ao mesmo veículo cadastrado, essa alteração pode ser feita sem que seja preciso de um prazo posterior de 10 dias para usufruir do benefício. No caso de alteração do veículo (exclusão de um para inclusão de outro), será gerado um novo prazo de 10 dias a contar da alteração para poder solicitar o benefício.

Será restituído o valor integral do veículo furtado/roubado?
Não. Por não se tratar de um seguro, a AFAM fornece um valor previamente estipulado visando auxiliar financeiramente o associado nas despesas decorrentes do evento.

Posso usufruir do benefício mesmo tendo seguro do veículo?
Sim. O recebimento do benefício independe de ter seguro do veículo cadastrado.

Qual o valor que receberei em caso de furto ou roubo do veículo cadastrado?
O máximo é o valor referente a 160 Unidades de Contribuição (UC)*, que totaliza a quantia de R$ 5.155,20. Em caso de veículo com valor abaixo desse máximo, será pago o referente à tabela FIPE.

*A Unidade de Contribuição (UC) é o número que serve de base de cálculo para a contribuição de cada categoria de associado da Associação. Hoje está no valor exato de R$ 32,22. 

Quanto tempo tenho para solicitar o benefício após o roubo ou furto?
30 (trinta) dias corridos a contar da data da ocorrência.

Em quanto tempo após a solicitação a AFAM pagará o auxílio?
O beneficio será liberado após 30 (trinta) dias, contados da data da entrada do pedido.

Caso o veículo seja localizado após o furto ou roubo, não sendo caracterizado a perda total, como proceder?
Nessa hipótese, caso o benefício não tenha sido concedido ainda, não haverá mais a concessão do benefício. Já, para o caso de já ter sido pago, o associado deverá ressarcir a AFAM em 60% (sessenta por cento) do benefício recebido, conforme compromisso assumido quando do requerimento do benefício. A forma de ressarcimento, que poderá ser parcelado, constará de acordo entre as partes.

Posso usufruir do benefício mais de uma vez?
Sim. Mesmo já tendo recebido o benefício, o associado poderá cadastrar um novo veículo e terá direito ao benefício dentro das mesmas condições acima citadas.

Fonte: AFAM


publicidade

Comentários para: "Perguntas e respostas sobre o Benefício Furto, Roubo ou Perda Total de Veículo"


Os comentários não representam a opinião da AFAM; a responsabilidade é do autor da mensagem.


"A Associação da Família Policial Militar" • Rua Dr. Gabriel Piza, 425 - Santana | São Paulo/SP | CEP 02036-011 | Fone - (11) 3328.1500 - Fale conosco