SAÚDE - SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2012

Capital recebe Semana de Combate à Cegueira



O objetivo é conscientizar a população sobre a doença, a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento.

O glaucoma atinge mais de um milhão de brasileiros e mais de 60 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). É considerada uma doença silenciosa. Para mostrar como ela atinge a população, entre segunda-feira, dias 21, e o próximo sábado, dia 26, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e a Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (Abrag) realizam a Semana de Combate à Cegueira pelo Glaucoma. Uma dupla de personagens, ‘Olho e Colírio’, percorrerá pontos de grande circulação da cidade para divulgar a ação. 

O objetivo é conscientizar a população sobre a doença, a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento. O mais preocupante é que a maioria dos indivíduos não apresenta sintomas, nem sabe que tem a doença. Por isso, além da performance e da interação com as pessoas, a dupla ‘Olho e Colírio’ vai distribuir cartilhas educativas e simulará a importância do colírio para a visão no tratamento da doença. 

Para o oftalmologista Vital Paulino Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma e Chefe do Setor de Glaucoma da Unicamp, lutar contra a doença é um grande desafio, que pode ser vencido com a conscientização da população sobre a doença. “A cegueira causada pelo glaucoma é irreversível. Por isso a detecção precoce é a principal maneira de evitar a cegueira causada pela doença. A ação que realizaremos tem o objetivo de estimular a informação e também promover o aumento o diagnóstico”, afirma. 

O glaucoma é uma doença ocular hereditária e progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular e que causa lesão no nervo óptico. Silencioso, costuma apresentar sintomas quando já está em estágio avançado ou quando ocorre perda do campo visual. Em 80% dos casos, se não tratada, a doença evolui para perda total da visão de forma gradativa. 

Programação da campanha

Dia 21 – Center 3, Conjunto Nacional e Estação Ana Rosa do Metrô

Dia 22 – Praça Buenos Aires, Praça Pérola Bayton e Praça do Correio

Dia 23 – Escola Paulista de Medicina, ambulatórios infantil e adulto

Dia 24 – Palestra do Dr. Vital Paulino Costa no MASP às 12h

Dia 25 – Praça da Sé

Dia 26 – Parque Villa-Lobos – em parceria com a Fundação Dorina Nowill – terá atividades lúdicas.

Fonte: Metrô News


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