FIQUE POR DENTRO - EVENTOS

Dia do Bombeiro

 

O "Dia do Bombeiro" foi comemorado com muitas homenagens, desfiles, atividade esportiva, exposições e entrega de viaturas em São Paulo. A solenidade foi realizada no Parque da Independência, no dia 05 de julho, um domingo subsequente ao aniversário: 02 de julho.

 

Atualmente cerca de nove mil bombeiros atuam nos 645 municípios do Estado de São Paulo, empenhados na proteção à vida. A festividade reuniu centenas de pessoas e iniciou-se com a já tradicional corrida realizada pelo Comando do Corpo de Bombeiros e pela Associação de Corredores Paulistas Reunidos (Corpore), que completou 14 anos nesta edição tendo entre os corredores policiais militares e civis. Mais de cinco mil participantes disputaram os 10 km dessa que é uma das principais corridas de rua da cidade.

 

A população acompanhou também o desfile da tropa e dos veículos usados no dia a dia: unidades de resgate, autobombas, autotanques e motos operacionais. Em estandes, bombeiros mostravam equipamentos especializados e davam dicas de segurança como o perigo da soltura de balões e fogos de artifício e ocorrências de salvamentos marítimos.

O Comandante do Corpo dos Bombeiros, Cel PM Luiz Humberto Navarro destacou a importância da celebração com a comunidade. "É a oportunidade de poder manifestar o quanto nos orgulha exercer esta nobre profissão, que não seria possível existir sem que houvesse dentro de cada valoroso bombeiro deste país uma enorme vocação de bem servir ao próximo".

 

No evento, 60 bombeiros que se destacaram em suas atividades foram premiados pela Fundação Conrado Wessel, entidade parceira do CCB, com a oportunidade de representar o Brasil nos Jogos Internacionais de Bombeiros, o World Police Fire Games, que aconteceram em agosto, no Canadá. Eles também receberam o título de "Bombeiro Honorário" juntamente com integrantes da sociedade civil, entre eles três pessoas que auxiliaram no resgate de dois operários em um "balancim", em maio deste ano: Carla Pagano Lisboa, Marcos Viana e Fábio Missola. "Eu já valorizava os bombeiros e depois do incidente eu os valorizo muito mais, são extremamente altruístas", disse Carla.

 

Prestigiaram o evento o Secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto; o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o Comandante Geral da PMESP, Cel PM Álvaro Batista Camilo; o Comandante do CEIB, Cel PM Omar Lima Leal, dentre outras autoridades. O Secretário Antonio Ferreira relembrou a ampla atuação do Corpo de Bombeiros. "Outrora chamados de heróis do fogo, são hoje heróis do salvamento desde sua forma mais tradicional até a linha mais especializada como o resgate e outras formas de atividade".

 

O carinho da sociedade pela instituição foi ressaltado pelo Prefeito Kassab. "Uma das mais queridas do nosso país, respeitável, e que dá sua vida para desenvolver ações que têm sido reconhecidas como de vital importância". Na ocasião, o Prefeito entregou ao Corpo de Bombeiros as chaves de cinco novas viaturas, veículos equipados com bombas de incêndio, computador de bordo para análise e armazenamento de dados, GPS e rádios de comunicação.

 

O Cel Camilo agradeceu a todos os integrantes do Corpo de Bombeiros pela dedicação, pelo profissionalismo, pela vontade e grande trabalho feito com sacrifício até da própria vida.



"A Associação da Família Policial Militar" • Rua Dr. Gabriel Piza, 425 - Santana | São Paulo/SP | CEP 02036-011 | Fone - (11) 3328.1500 - Fale conosco