FIQUE POR DENTRO - EVENTOS

Multiplicadores de Polícia Comunitária

 

Em junho e agosto deste ano foram realizadas, respectivamente, as formaturas da quarta e quinta turma do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária. O evento capacitou policiais do Brasil e de países da América Central, que passaram a difundir a técnica do policiamento comunitário em suas organizações.

 

Realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo - pioneira na implantação da Polícia Comunitária na América Latina -, o curso é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a PMESP, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e tem como foco o Sistema de Policiamento Comunitário nos Moldes KOBAN, desenvolvido pela Polícia Nacional do Japão e adaptado a nosso país.

 

Realizado em duas semanas, o treinamento compreende vivências teóricas e práticas. O corpo docente é formado inteiramente por Oficiais da PMESP, sob a coordenação da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH).

 

Em junho formaram-se 39 policiais, de 11 Estados brasileiros e três países da América Central: Honduras, Guatemala e Costa Rica. A turma de agosto contou com 40 formandos, vindos de 12 Estados do país e também da Guatemala e de El Salvador.

 

A cerimônia de junho foi marcada pela realização do 2o Painel Internacional de Polícia Comunitária, um ciclo de debates do qual participaram o jornalista Percival de Souza, comentarista da TV Record; a coordenadora do Prêmio Polícia Cidadã (do Instituto Sou da Paz), Elizabete Albernaz; e do Cel PM Res Carlos Alberto de Camargo, ex-Comandante Geral da PM. À frente da mediação esteve o Cel PM Luiz de Castro Júnior, Diretor da DPCDH. "A cada curso recepcionamos policiais de outros Estados e países que nos trazem também experiências e, consequentemente, ajudam-nos no aperfeiçoamento e na obtenção da maior qualidade do nosso próprio sistema", destacou na ocasião o Cel Castro.

 

O evento de junho contou ainda com as presenças do Ten Cel PMDF Erisson Lemos Pita, coordenador da Senasp; do Sr. Wofsi Yuri Guimarães de Souza, coordenador da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores; do Dr. Mardiros Marcos Burunsizian, representando o Presidente da OAB, Luiz Flávio Borges D'Urso; do Dr. Augusto Eduardo de Souza Rossini, promotor de Justiça representando o Procurador Geral de Justiça, Dr. Fernando Grella Vieira; do Sr. Giro Maruhashi, Cônsul Interino do Japão e do Deputado Estadual Sérgio Olímpio Gomes (PV).

 

Em agosto estiveram presentes o Subdiretor do DPCDH, Ten Cel PM José Luiz Sanches Verardino, representando o Diretor, Cel PM Luiz de Castro Júnior; o Subcomandante da PMESP, Cel PM Danilo Antão Fernandes, representando o Comandante Geral, Cel PM Álvaro Batista Camilo; o Cel PM Leonardo Pontes Ribeiro, Chefe do Estado Maior do CPM; a Sra. Carmem Kawano, representante da JICA e a Sra. Ludmila de Barros Henrique, representante da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

A próxima turma do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária inicia-se em outubro.


 


"A Associação da Família Policial Militar" • Rua Dr. Gabriel Piza, 425 - Santana | São Paulo/SP | CEP 02036-011 | Fone - (11) 3328.1500 - Fale conosco