Conheça a AFAM




A AFAM – Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Militares do Estado de São Paulo, é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída exclusivamente por integrantes da família policial militar. Fazem parte de seu quadro associativo, policiais militares ativos e inativos de todas as graduações e patentes, além dos respectivos pensionistas.

Sua origem é o antigo FUSA - Fundo Social de Assistência, criado junto à Capelania Militar em 16 de junho de 1975 com a publicação no Boletim Geral nº 111 nessa mesma data, com o objetivo de dar assistência aos policiais militares com maiores dificuldades. Ao longo do tempo transformou em FAS– Fundo de Assistência Social, e depois em FAM – Fundo de Auxílio Mútuo, regido pelas várias versões da I-4-PM, e vinculado à Diretoria de Pessoal da Polícia Militar. Adquiriu personalidade jurídica em 1994, tendo seu primeiro Estatuto registrado no Cartório do 6º Oficio de Registro de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas, em 28 de setembro desse ano, e publicado no Bol Geral nº 188 de 04 de outubro de 1994, como nova versão da I-4-PM. Assim, data a partir da qual o FAM adquire personalidade jurídica de associação, porém continuando vinculado à administração da Polícia Militar, como uma Seção do então CASRJ – Centro de Assistência Social, Religiosa e Jurídica da Diretoria de Pessoal.

Novas alterações em seu Estatuto são introduzidas em novembro de 1997, resultando na sua desvinculação administrativa da Polícia Militar, mas tendo o seu Conselho Deliberativo composto majoritariamente por associados indicados pelo Comando Geral da Policia Militar e tendo a pessoa do Comandante Geral como seu Presidente de Honra. A partir daí, a AFAM – Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Policiais Militares do Estado de São Paulo, inicia seu próprio caminho, deixando de contar com o apoio material que sempre teve. É como o filho que ao atingir a maioridade, resolve sair da casa dos pais e trilhar seu próprio caminho, e descobre o custo da liberdade: contas de água, luz, telefone, aluguel, preço do automóvel e da gasolina, empregada etc. Mas se o jovem tiver juízo, vai saber superar as inevitáveis dificuldades e percorrer o seu próprio caminho. Foi o que aconteceu com a AFAM. Encontrou inevitáveis dificuldades, mas encontrou seu próprio espaço, e hoje possui 23 unidades sendo 22 delas, dotadas de Farmácia Privativa, numa permanente busca de estar cada vez mais próxima de seus associados.

Em novembro de 2004 ocorreu outra alteração de seu Estatuto, trazendo como novidades, a sua total desvinculação administrativa em relação à Polícia Militar, a mudança de sua razão social para Associação Fundo de Auxílio Mútuo dos Militares do Estado de São Paulo - AFAM, a criação do quadro de Associado Individual e a possibilidade de ingresso às pensionistas e policiais militares inativos.

A AFAM é uma Associação em constante transformação buscando sempre o melhor para a família policial militar.



"A Associação da Família Policial Militar" • Rua Florêncio de Abreu, 591 - Centro | São Paulo/SP | Cep 01029-001 | Fone - (11) 3328.1500 - Fale conosco